![]() |
Eunectes notaeus |
A sucuri ou anaconda é um réptil não peçonhento geralmente encontrado nas regiões tropicais da America do Sul e pertence à família Boidae e ao gênero
Eunectes.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Boidae
Gênero: Eunectes
(Gray , 1825)
A família Boidae é constituída por um conjunto de serpentes constritoras vivíparas e ovovivíparas, ou seja, seus embriões se desenvolvem dentro da mãe (vivíparos) ou dentro de um ovo como forma de proteção (ovovivíparos), desenvolvendo-se a partir do nutriente encontrado dentro do ovo denominado vitelo.
A sucuri é uma serpente que pode chegar a viver até 30 anos, e é uma das maiores serpentes do mundo, podendo passar dos 10 metros, lembrando que as fêmeas costumam serem maiores dos que os machos.
Suas presas são mortas por um processo conhecido como constrição, método no qual a serpente se enrola em sua presa apertando-a até que a pressão acabe matando o animal asfixiado sem que haja tempo de reagir. A presa é engolida inteira podendo levar de vários dias ou até mesmo semanas para ser digerida, isso ocorre porque suas presas podem apresentar tamanhos e formas variadas(peixes, aves, jacarés e capivaras)."Como leva muito tempo para digerir a comida, a sucuri é frequentemente muito dócil após uma refeição e normalmente só gasta o seu tempo deitado ao sol ao longo de uma margem do rio". (Pope, 1969; Greene, 1997).
Existem registros de ataques em seres humanos vindo de civilizações indígenas, mas apesar disso a serpente não costumar caçar seres humanos, porem sua presença pode causar pavor em alguns povoados por se tratar de uma criatura mística no ponto de vista do folclore indígena. A serpente recentemente ganhou espaço no cinema com o filme “Anaconda” ( Columbia Pictures ,1997) dirigido por Luis Llosa, na qual , um grupo de jornalistas entra na Floresta Amazônica com o objetivo de fazer um documentário sobre uma tribo indígena e, durante a jornada, conhecem Paul Sarone (Jon Voight), um insano caçador que deseja capturar viva uma anaconda.
O gênero Eunectes é constituído por quatro espécies:
![]() |
E. notaeus |
A sucuri-amarela, atinge cerca de 4 metros de comprimento e 70 kg e habita pântanos e brejos, mas é mais facilmente encontrada no Pantanal.
![]() |
E. murinus |
A sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
![]() |
E. deschauenseei |
A sucuri-malhada é a menor espécie do gênero Eunectes, se alimentando de pequenos animais, como peixes e anfíbios. Ocorre no leste do Pará (incluindo a ilha de Marajó) e na Guiana Francesa, podendo chegar a cerca de 3 metros de comprimento e 60 kg.
![]() |
E .beniensis |
A sucuri-da-bolívia como é conhecida no Brasil pode ter até quatro metros. Inicialmente, ela foi classificada como um híbrido entre duas espécies de sucuri.
REFERÊNCIAS
0 Comente o que achou...:
Postar um comentário