DEPENDÊNCIA



Dependência é um comportamento autodestrutivo, na qual a pessoa, em busca de satisfação ou prazer, tenta compensar a sua realidade de frustrações, medo, raiva e dor com algo que temporariamente alivia este desconforto. Isto ocorre tanto no nível físico como no emocional. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de certas substancias, agindo de forma impulsiva e repetitiva.
O dependente se torna incapaz de lidar com a sua própria vida. Isto pode ocorrer em nossas vidas de maneiras diferentes, seja com drogas, álcool, comida, automedicação, etc. A dependência pode começar com aquele fumo diário só pra relaxar, aquela básica passadinha diária no bar, ou simplesmente o habito de comer em excesso para se aliviar da ansiedade, ou não comendo em nome da beleza e estética.
Existem duas formas de dependência, a física e a psicológica.

DEPENDÊNCIA FÍSICA

A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo pára de consumir algo ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência*.
_____________________________________________________

O QUE É ABSTINENCIA?

*Abstinência é uma atitude humana de decisão que caracteriza-se por abster-se de alguma coisa como uma bebida, um alimento ou até mesmo uma necessidade ou privar-se de fazer uma determinada ação. "A abstinência é a renúncia voluntária à satisfação de um desejo ou necessidade.(Lalande, 1993).
______________________________________________________
Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez.
No caso dos dependentes do álcool, por exemplo, a abstinência pode ocasionar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave denominado delirium tremens*, com risco de morte, em alguns casos.
______________________________________________________

DELIRIUM TREMENS

* O delirium tremens é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo. Assim, é uma forma mais intensa e complicada da abstinência. Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia.
________________________________________________________

DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA


A dependência psicológica corresponde a um estado de mal estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma substancia. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas que podem variar de pessoa para pessoa.
Por ocasião da 9ª Revisão da CID (Classificação Internacional das Doenças), os aspectos psicológicos e físicos foram unificados sob a definição de dependência.
Esta mudança ocorreu, pois no passado julgou-se que as substancias que induziam a dependência física e conseqüentemente à síndrome de abstinência, seriam aquelas perigosas (Substancias pesadas) ao contrário das que induziam apenas dependência psíquica (Substancias leves). Sabe-se hoje, que várias substancias sem a capacidade de produzir dependência física gera intensa compulsão para o uso e sérios problemas orgânicos. Portanto, soaria estranho classificá-las como substancias "leves". Assim, hoje aceita-se que uma pessoa seja dependente, sem qualificativo, enfatizando-se que a condição de dependência seja encarada como um quadro clínico

0 Comente o que achou...: