As três Marias de Órion

O Cintorião de Órion conhecido no Brasil como “Três Marias” é um agrupamento de três estrelas brilhantes  ζ Ori (Alnitak), ε Ori (Alnilam), e δ Ori(Mintaka), que constituem o cinturião da constelação de Orion.


ζ Zeta Orionis ou Alnitak (alternadamente soletrado Al Nitak ou Alnitah, que vem do árabe النطاق um nitaq- , que quer dizer "o cinto") é um sistema estelar triplo esta aproximadamente cerca de 800 anos-luz da Terra, é uma supergigante azul do tipo espectral.Possui radiação UV(Ultra-violeta) que os seres humanos não podem ver a olho nu, alem de ser 100.000 vezes mais brilhante do que o Sol.

ε  Epsilon Orionis  ou Alnilan ( do árabe النظام um Nizam- , relacionada com a palavra نظم Nazm  que quer dizer "colar de pérolas)" é uma supergigante azul-branca, e esta aproximadamente cerca de 1.340 anos luz da Terra, e brilha com uma magnitude de 2,22, também possui radiação UV, e é 375.000 vezes mais luminosa que o Sol.

δ  Delta Orionis ou Mintaka(do árabe منطقة manţaqah , que significa "área ou região)  é uma gigante azul  dupla e esta aproximadamente cerca de 915 anos luz da Terra, é uma estrela dupla, e seu brilho é cerca de 90.000 vezes maior do que o do Sol.As três estrelas brilham em torno de si a cada 5,73 dias. Mintaka é a estrela mais brilhante próxima ao equador celeste, o que faz com que ela possa ser vista em qualquer parte na Terra.

Referencia

0 Comente o que achou...: