Supercélula e as nuvens Comulonimbus

Bigorna de uma nuvem
Cumulonimbus incus

Do latin Comulus (acumulado) e nimbus(chuva) cumulonimbus (Cb) é um tipo de nuvem densa envolvida por tempestades, trovoadas e outros fenômenos climáticos naturais do tempo, que se desenvolve verticalmente chegando a grandes altitudes.
Esse fenômeno, resultante de instabilidade atmosférica , possui uma base que mede cerca de 300 a 1.500 metros, e um pico denominado “bigorna”(nome dado devido a semelhança de uma bigorna de ferreiro) que pode chegar a medir até 23km de altitude.Na base é formado por gotículas de água, e mais acima na região da bigorna ,são formados por cristais de gelo.
Pode se forma cerca de onze tipos diferentes de comulonimbus , dependendo da situação atmosférica, o que lhe pode gerar diferentes formas.
Cumulonimbus incus  
Espécies de Cumulonimbus

Cumulonimbus arcus
Cumulonimbus calvus
Cumulonimbus capillatus
Cumulonimbus incus


Cumulonimbus mammatus
Cumulonimbus pannus
Cumulonimbus pileus
Cumulonimbus praecipitatio

Cumulonimbus tuba
Cumulonimbus velum
Cumulonimbus virga










As nuvens de comulonimbus pode produzir fortes chuvas, granizo, neve e tornados, na maioria dos casos são formados por uma supercélula.

Supercélula

Supercélula é um tipo de tempestade que se caracteriza pela presença de um mesocilone em profunda e continua rotação.É frequentemente  isolado de outras tempestades e pode dominar uma area de cerca de 32 km.
Supercélulas podem aparecer em qualquer parte do mundo dependendo das condições climáticas do ambiente.

Uma supercélula em rolos de trovoada através da pradaria de Montana.

Referencias

Departamento de Ciências Atmosféricas da USP
Clouds Online



0 Comente o que achou...: