(ESPECIAL) UM HOMEM CHAMADO CHICO MENDES - CAPITULO 04

Nesse especial, dividido em cinco capítulos, o Ciência Blogada conta à história da jornada de um dos mais importantes símbolos de defesa do meio ambiente, Francisco Alves Mendes Filho, o “Chico Mendes”


Capitulo 04 - A Morte de Chico


Chico Mendes
Em meados dos anos 80 o município de Xapuri estava manchado de sangue, confrontos entre seringueiros e pecuaristas se tornaram freqüentes na região. O legado de sucessos de Chico não agradava fazendeiros e autoridades do estado do Acre, por essa razão, recebeu inúmeras ameaças de morte.
Temendo a segurança do ambientalista, o governo do estado do Acre cedeu dois guardas da policia militar para acompanhar a rotina de Chico. Porem em uma noite de 22 de dezembro do ano de 1988, uma semana após ter completado 44 anos, ao sair para tomar um humilde banho nos fundos de sua casa, Chico é alvejado com tiros de espingarda no peito na presença da esposa e dos filhos, os PMs estavam dentro da residência quando os assassinos surpreenderam Chico. 


 “Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário Então eu quero viver.”
                                                                            Chico Mendes





Após sua morte, ambientalistas, sindicalistas e políticos se reuniram para formar o “Comitê Chico Mendes”, e pressionaram os órgãos oficiais nacionais para que a justiça seja feita, e o criminoso punido.
Em dezembro do ano de 1990, a justiça brasileira condena os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves Ferreira como responsáveis pela morte do ambientalista, e foram condenados a 19 anos de prisão. Darcy  consegui fugir no ano de 1993, mas foi recapturado três anos depois sob falsidade ideológica, e teve sua pena aumentada em dois anos e 8 meses de prisão.


HOMENAGENS A CHICO -  ILZAMAR MENDES



Não perca na proxima semana o último episódio do Especial Um Homem chamado Chico Mendes.

0 Comente o que achou...: