Raios durante uma tempestade no Bairro Lapa, em São Paulo.
Em dias de tempestades é comum presenciarmos umas das mais fortes manifestações da natureza,os raios.Para o fenomeno acontecer é necessario que existam cargas de sinais opostos entre uma nuvem e o solo, quando isso acontece, a atração entre as cargas é tão forte que gera uma enorme descarga elétrica. A descarga é visível a olho nu, e no seu trajeto pode chegar a ter de 05-10 quilômetros de distância até o solo. Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo ocorrem vários fenômenos físicos e climáticos. Devido a uma forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos. Os elétrons se movimentam tão rápido que fazem o ar ao seu redor iluminar-se, resultando em um clarão e aquecer gerando uma onda sonora denominada trovão(algo que assusta a muitas pessoas).
O Raio e Sua História
Todos esses conceitos se deram inicio no seculo XVIII em 1752, em um experimento realizado pelo cientista americano Benjamin Franklin (1706-1790).Em seu experimento Franklin empinou uma pipa, presa a um fio condutor, em uma região próxima a uma nuvem de tempestade. A carga induzida na pipa deslocava-se ao longo do fio provocando uma pequena descarga entre um condutor preso a sua extremidade e a sua mão. Nos anos seguintes muitas pessoas acabaram morrendo tentando reproduzir a sua experiência.
Na presença desse incrível fenômeno da natureza , com o intuído de encantar ou amedrontar a população, acreditavam se em varias lendas relacionadas aos relâmpagos e sua força, uma das mais conhecidas até hoje é a do Grego Zeus.Na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão, em suas imagens sempre aparecia inclinado para a frente segurando um raio em sua mão direita. Outro personagem popular é o feiticeiro Dr.Victor do seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura, 1994), que quando nervoso envocava “Raios e Trovões”.Uma teoria afirma que foram em alguns focos de incendios causados pelos raios, que futuramente mostraram aos primeiros seres humanos a importância do fogo.
Conseqüências das descargas elétricas
As conseqüências das descargas elétricas de um raio podem ser catastroficas, em virtude da quantidade de energia liberada durante a descarga.No Brasil 132 pessoas morrem em média por ano devido a acidentes com raios.Foram criados vários dispositivos que protegem contra os raios, porém o mais conhecido deles é o pára-raios, criado por Benjamin Franklin com a finalidade de proteger as edificações da ação dos raios.Outras formas de se previnir contra manifestações de raios são :
Evitar condutores, tais como: antenas, água, materiais elétricos, etc.
Durante uma tempestade evitar lugares abertos, não ficar sob árvores, elevações, etc.
Não tomar banho, pois no caso de uma descarga de alto potencial a água pode conduzir energia elétrica.
Postado por Rafael Souza
Referencias : brasilescola.com
INPE/ELAT - Grupo de Eletricidade Atmosférica
Wikipédia
TV Cultura
AS 100 MELHORES HISTORIAS DA MITOLOGIA A.S.Franchini
0 Comente o que achou...:
Postar um comentário