(ESPECIAL) UM HOMEM CHAMADO CHICO MENDES - CAPITULO 03

Nesse especial, dividido em cinco capítulos, o Ciência Blogada conta à história da jornada de um dos mais importantes símbolos de defesa do meio ambiente, Francisco Alves Mendes Filho, o “Chico Mendes”


Capitulo 03 - A Luta pelos seringais

Chico com seu filho Sandino
Por volta de 1974 com a chegada de movimento sindical ao estado do Acre, Chico encontrou uma ótima oportunidade para fortalecer e expandir suas idéias.
Em 1975 iniciou sua carreira de líder sindical, como secretario do recém-fundado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. No mesmo ano participou do primeiro curso de Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), onde causou forte impressão, pois estava a um nível bem elevado em relação aos outros trabalhadores, pois conhecia bem os fundamentos da filosofia sindical.A partir  de 1976 começou a participar ativamente nas lutas dos seringais para impedir o desmatamento, pois o Acre foi atingido pela ocupação intensiva.Agricultores de toda a parte do pais chegavam ao estado com o intuito de explorar a terra, substituindo os seringais e derrubando florestas para a implantação de gado.Na manifestações os ativistas usavam um método pacifico denominado “empate” na qual os manifestantes  colocavam-se entre as arvores e os tratores e motosserras para impedir a destruição das florestas do Acre.
Como conseqüência das derrubadas, 10 mil famílias de seringueiros sem trabalho, acabaram virando favelados nas regiões periféricas de Rio Branco, capital do Acre, ou na Bolívia.

Luis Inácio Lula da Silva

Em 1977 participou da fundação do Sindicado dos trabalhos Rurais de Xapuri, e foi eleito vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), um partido político brasileiro que abrigou os opositores do regime Militar de 1964 ante o poderio governista da Aliança Renovadora Nacional.
Chico era uma figura de extrema importância no movimento sindical e ambientalista, pois acreditava que uma atuação político-partidária seria uma forma de fortalecer e garantir melhorias para os seringueiros.
Em 1979 Chico é acusado de subversão, e é submetido a inúmeros interrogatórios, porem não consegue provar a denuncia de torturas que sofreu em dezembro daquele ano.
Depois de passar pelo MDB, em 1981 Chico migra para o Partido dos Trabalhadores (PT) ao lado de seu amigo pessoal e deputado estadual do estado de São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Mais tarde se candidatou para prefeito e deputado estadual do estado do Acre, e consegui ganhar espaço ma esquerda brasileira, apesar disso foi derrotado nas duas oportunidades.
Chico e Marina Silva
Em 1982 acusado de incitar posseiros à violência, Chico foi julgado pela Tribuna Militar de Manaus, e absolvido por falta de provas, em 1984.
Em 1985 no 1º encontro Nacional dos Seringueiros, com o apoio da antropóloga Mary Allegretti, foi criado o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), na qual se tornou líder, nunca sozinho sempre acompanhado de aliados importantes como a da monitora das comunidades eclesiais de base da igreja católica Marina Silva.
Em defesa à floresta amazônica foi criada a proposta” União dos Povos da Floresta”, que buscava unir os interesses dos povoados indígenas, seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco babaçu e populações ribeirinhas, através da criação de reservas extrativistas.Em 1987 Chico recebe o premio global 500, concedido pela União das Nações Unidas (ONU) como uma das personalidades que mais se destacaram em defesa ao meio ambiente.


HOMENAGENS A CHICO - LUIS INÁCIO LULA DA SILVA



Não perca na proxima semana o penúltimo episódio do Especial Um Homem chamado Chico Mendes.

0 Comente o que achou...: