Naica - A caverna dos Cristais

A caverna dos Cristais esta localizada em uma pequena cidade mineira do México chamada Naica a 250 quilômetros ao sul da fronteira com os estados Unidos, no centro do estado de Chihuahua.
Com 300 metros de profundidade, em uma mina enorme de chumbo, permaneceu oculta durante mais de meio milhão de anos até ser descoberta, inesperadamente, por um grupo de mineiros em 2000.
Com temperatura media próxima de 45ºC e umidades de 90%, o calor sufocante dentro da caverna pode matar um ser humano em apenas 30 minutos. Por isso, os cientistas  que fazem pesquisas no local são obrigados a usar trajes especiais e mascaras de oxigênio.Mas mesmo com o equipamento de alta tecnologia a equipe só pode ficar exposta a essas condições durante no máximo 45 minutos.
É uma enorme catedral de cristal, obra da natureza, que desafia o nosso entendimento do mundo como o concebemos normalmente. De fato, seria possível dizer que é um fragmento de um mundo extraterrestre no planeta Terra.


Tem o tamanho de um campo de futebol e a altura de um edifício de dois andares. Alguns dos seus cristais pesam 55 toneladas e medem até 11 metros de comprimento, a mesma altura dos postes de luz, embora sejam 100 vezes mais pesados.
Em 2008, uma equipe de cientistas descobriu uma fenda que parecia levar a outra caverna de cristais, mas não conseguiram atravessá-la. Mais recentemente outra equipe voltou ao lugar para aprofundar a pesquisa e determinar se existe outra grande caverna à espera de ser descoberta.
Enormes bombas d’água localizadas na lateral da mina mantêm a caverna seca, retirando uma média de quatro milhões de litros (um milhão de galões) por hora. Em 2008, as autoridades destacaram a necessidade de desligar as bombas, o que acabaria, efetivamente, com qualquer possibilidade de continuar com a exploração e com as pesquisas cientificas no local.No mesmo ano a cientista Penny Boston encontrou bactérias dentro das bolhas de ar que se formam durante a etapa de crescimento dos cristais.Ao fazê-las reviver, comprovou que não se parecia com nada já visto até então na face da Terra.
A grande questão é se a Caverna dos Cristais é realmente a única ou se existem outras iguais e essas ainda não descobertas. Um duto de ventilação que traça uma linha reta perfeita, conhecida como o buraco de Robin, e que atravessa 600 metros até o fundo da mina poderia esclarecer essa duvida.Ha pouco tempo foi descoberto uma nova caverna a 150 metros do duto com um desnível equivalente ao de um arranha-céu de 50 andares.

Embora fossem necessários apenas 15 minutos para descer estes 150 metros até chegar à caverna recentemente descoberta no Buraco de Robin, se a corda – que supostamente agüenta até 2,5 toneladas – arrebentasse, provocaria uma queda de 600 metros rumo à morte certa.
Com o objetivo de coletar amostras de água e do solo para obter informações sobre os possíveis vírus que prosperem neste tipo de meio, os cientistas abriram mão dos pesados trajes de proteção para se movimentarem com mais rapidez. Por isto, contam com menos de cinco minutos de trabalho, antes que i corpo comece a se deteriorar – as toxinas atacam o cérebro e os órgãos começam a falhar.
Embora os cientistas possam voltar à superfície sem problemas, os efeitos colaterais de terem ultrapassado certo limites físicos e se submetido a tais condições adversas são inevitáveis. Depois de apenas cinco minutos na caverna sem o traje de proteção é preciso esperar horas até a temperatura do corpo voltar ao normal.
De qualquer forma, o sacrifício não é em vão. Há cerca de dez milhões de vírus em apenas um milímetro destas amostras de água – muito mais do que a equipe supôs que encontraria em um meio tão hostil a 600 metros profundidade.




NAICA: A CAVERNA DOS CRISTAIS

ESTREIADOMINGO, DIA 23 ÀS 23H
FONTE : NATGEO BRASIL

0 Comente o que achou...: