FÓSSIL HOMINÍDEO DE ESPÉCIE AINDA DESCONHECIDA É ENCONTRADO EM TAIWAN

Esta mandíbula fossilizada foi encontrada no fundo do mar perto Taiwain. Pesquisadores afirmam que o fóssil, batizado Penghu I, pode ser um tipo primitivo de hominídeo que não foi reconhecido até agora.  
Descoberto na Ásia, no fundo de um mar próximo de Taiwan o fóssil humano pertencia a um grupo primitivo ainda desconhecido pelos pesquisadores. Tal descoberta pode indicar que outras linhagens de humanos podem ter coexistido na região, antes da chegada do homem moderno, cerca de 40.000 anos atrás.
Contando com uma parte inferior da mandíbula e dentes primitivos, o fóssil se torna o primeiro e mais antigo fóssil humano a ser encontrado em Taiwan.
O fóssil foi dragado por uma rede de pesca entre 60 a 120 metros abaixo da superfície do Canal de Penghu, localizado a cerca de 25 km a costa ocidental de Taiwan, local que pertencia ao continente asiático durante a última era glacial, quando os níveis do mar eram mais baixos.
O pescador que encontrou o fóssil sem saber de sua importância, o vendeu para uma loja de antiguidades. Posteriormente um colecionador levou o achado agora apelidado de Penghu I para uma análise no Museu Nacional de Ciências Naturais de Taiwan após pesquisadores notarem seu significado.
( a ) mandíbula, ( b ) reconstrução virtual da mandíbula ( c ) imagem da superfície da dentição segmentada mandibular (, vista lingual superior) e sua seção horizontal micro-CT ao nível indicado pela linha pontilhada (inferior).
Análises feitas no fóssil sugere que o hominídeo viveu provavelmente entre 10.000 e 190.000 anos atrás disseram os pesquisadores. A característica robusta da mandíbula e dos dentes, indica uma pequena diferença com fósseis de Homo erectus encontrados no norte da China, pois durante o período Pleistoceno as mandíbulas e dentes dos hominídeos evoluíram e ficaram menores e menos robustas.Os pesquisadores alegaram que Penghu I se assemelha a um fóssil de 400.000 anos de idade encontrado em Hexian, distrito de Anhui na China, localizada a cerca de 590 milhas (950 km) ao norte do Canal de Penghu. Os cientistas sugerem que esses fósseis em conjunto, representam um grupo arcaico de humanos, apesar de não terem provas o suficiente para afirmar se é uma nova espécie ou não.
( a ) Mapa dos principais locais de hominídeos mencionados no texto ( b )  Topografia submarina em torno do Canal Penghu.
O coautor do estudo, e paleontólogo do Museu Nacional do Japão de Natureza e Ciência de Tóquio Yousuke Kaifu disse a revista eletrônica Live Science:

"Precisamos de outras partes do esqueleto para avaliar o grau de sua singularidade"

“A questão das espécies pode ser efetivamente discutido após esses passos."


"Esta é uma história muito diferente, complexo e emocionante em comparação com o que me foi ensinado na escola."


FONTES:



0 Comente o que achou...: